Com os famosos Alpes, a Suíça é um destino tradicional para a maioria dos esquiadores profissionais e amadores, sendo o berço do turismo de inverno. Para aqueles mais corajosos, é possível aventura-se pela mais alta montanha da Europa e, no fim da tarde, apreciar um delicioso fondue.
A lenda diz que o Turismo de Inverno nasceu em St. Moritz, em 1864.
” O turismo de verão já estava em pleno andamento quando, no Outono de 1864, o hoteleiro de Engadin, Johannes Badrutt fez uma aposta com quatro convidados ingleses, que mesmo no inverno, eles não seriam capazes de desfrutar do sol Engadin em mangas de camisa, sentados em seu terraço do hotel. Caso contrário, comprometeu-se a cobrir as despesas de viagem. E se o inverno em St. Moritz os agradasse, ele os convidaria a permanecer durante o tempo que eles quisessem.
O único clima de inverno que os ingleses estavam familiarizados com era o frio úmido dos invernos da Inglaterra, por isso mesmo com a melhor boa vontade do mundo não poderiam imaginar que seria diferente nos Alpes suíços. No entanto eles apareceram na Alta Engadina em tempo para a Época de Natal – e ficaram até depois da Páscoa, ficando bem bronzeados, descansados e felizes. Eles se tornaram os primeiros turistas de inverno dos Alpes e assim se descobriu um novo mundo: férias na neve. E o Turismo de Inverno dos Alpes veio para ficar. “